Branding, Experiência e Foco

Branding, Experiência e Foco

Muitos imaginam que a construção de uma marca ou de uma identidade é iniciada nos símbolos, na tipografia, num nome, nas cores, num tema e etc. No entanto, deixam para trás todo o processo fundamental de discussão da alma que os empreendedores querem colocar naquele negócio. Porque estamos abrindo a empresa? Qual o propósito? Quem queremos atender? Qual a tendência ou oportunidade iremos aproveitar?

A marca precisa antes de tudo, de um conceito e de uma essência para a sua existência. Essa etapa deve ser levada a sério e observada com muito mais atenção, comprometimento, cuidado e acima de tudo pesquisa, pois é somente a partir dela que todos os demais processos serão seguidos.

Definido o seu “caráter”, a identidade visual então pode ser desenvolvida, tendo como influências os valores anteriormente estudados, base também para cearas e campos como a arquitetura, o design, a comunicação, a produção, a cultura organizacional e neste sentido o Recursos Humanos, pois as pessoas que naquele local irão desempenhar as suas atividades, necessitam estar conectadas com todo o propósito.

Então, mãos a massa. Marca e identidade visual criadas, projeto arquitetônico entregue, fardamento da equipe desenvolvida, perfil de colaboradores determinado, produtos concebidos e etc. Com tudo isso, o sucesso está garantido? Não. É preciso também pensar em apresentar uma experiência única ao seu consumidor, abrangendo de forma completa, os 05 sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição). Não é algo de outro mundo e deveria ser visto em mais pontos de vendas do nosso país, já que são tão importantes para uma maior fixação da imagem da organização.

Tenho sempre como exemplo, o caso da Starbucks que em sua missão indica “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”. Não a toa, eles cuidam muito bem de suas instalações. Em todas as lojas, existe atendentes que te chamam pelo nome, um ambiente aconchegante que te atrai e faz você passar horas degustando um bom café, que afinal pode ser sentido o seu “aroma” a metros de distância.

Uma certa vez, foi inserido um produto novo no cardápio que indicava um potencial de venda, entretanto no seu preparo exalava um cheiro conflitante ao do tradicional café. Ele logo foi esquecido, pois manter a essência do café era muito mais importante do que qualquer item que venha a atrapalhar um dos sentidos.

Isso é ter foco e fortalecer o posicionamento, mesmo que exista oportunidades que podem até ser benéficas no curto prazo, mas que prejudicam a empresa como um fogo amigo no futuro. E assim finalizamos este pequeno artigo com uma frase de um dos empreendedores que mudou mercados, moveu o mundo, quebrando paradigmas e que fala sobre um assunto que tem tudo haver com branding: o foco.

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.” Steve Jobs

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